Qual a importância de uma definição da estratégia de suprimentos no momento econômico atual do Brasil em 2016?
Muitos alunos nos cursos técnicos e tecnólogos de Logística acreditam que a ferramenta aplicada de Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (MPEM), deve ser implementada para reduções de custo e aumento do nível serviço. Esses objetivos estratégicos são fundamentais para alcançar ótimos resultados, segundo alguns autores de livros sobre estratégia Logística.
Entretanto, na prática poucas empresas conseguem implementar, e os gestores se quer conhecem essa ferramenta. Acredito que o início de um trabalho na área de suprimentos deve passar fundamentalmente pela aplicação dessa ferramenta, e após seguir com planos de ação e indicadores completos, para atingimento dos objetivos.
Apliquei e estou gerenciando as melhorias dessa ferramenta na Sulinox, e posso relatar abaixo algumas conquistas:
Alteração de lote de compra conforme política de estoque e análise de lead-time.
Redução de 20% da base de fornecedores para materiais não críticos e aumento de 2 para 3 fornecedores de materiais estratégicos e de risco.
Redução (saving) R$ 31.331,60 = 1,61% de aumento do lucro. Criar planilha de cotação, e análise de importação de aço inox. Custo do material 2 milhões/ano.
Redução (saving) R$ 86.616,64 = 0,6% de aumento do lucro. Negociações e desenvolvimento de fornecedores. Custo dos materiais 13 milhões/ano.
Redução (saving) R$ 33.239,64 = 0,75% de aumento do lucro. Negociações para não reajustar preços acima da inflação. Custo dos materiais 4,5 milhões/ano.
Na próxima publicação 2/3 continuarei a explicar como foi a implantação desse método.
Saudações.
Henrique Dutra
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