top of page

Gestão Estratégica de Suprimentos - MPEM 2/3

Foto do escritor: Henrique Dutra - GPRLOGHenrique Dutra - GPRLOG




Quais as duas dimensões analisadas na implantação da MPEM? Por quem?


A implantação da MPEM é um trabalho de grupo. As pessoas chave dentro da empresa devem participar e opinar sobre sua área/processo.


Deixando para trás a visão hierárquica das organizações do passado, e interagindo com a visão de processos. A ferramenta MPEM pode estimular os gestores das áreas financeira, logística, produção/operações e comercial por exemplo a entender o papel e significado principal da razão para a empresa existir no ambiente de cadeia de suprimentos ou abastecimento.


Nessa publicação vou contar um pouco sobre a dimensão IR - Influência no Resultado da MPEM. Precisamos entender que os materiais influenciam na estratégia de sua empresa afetando o resultado pelas dimensões competitivas, por exemplo custo, qualidade, tempo e tecnologia. Portanto, ponderamos com os participantes notas de 1 menos relevante e 5 mais relevante na influencia do resultado.


Na Sulinox formamos grupos com participantes chave da área financeira, custos, compras, engenharia, comercial e produção inclusive com participação de diretoria. Após a definição dos materiais que seriam analisados ponderamos 0,35-custo; 0,3-qualidade; 0,25-tempo e 0,1-tecnologia nossas dimensões.


Cada nota no momento da pontuação era definido em conjunto com os participantes que argumentavam gerando debates calorosos sobre cada material e seu alinhamento com a estratégia de mercado da Sulinox.


Dessa forma um a um os materiais foram ganhando pontuações, e cada nota era multiplicada pelo seu peso relativo e somando-se as dimensões um IR final.


Saudações.

Henrique Dutra

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page