top of page
Foto do escritorHenrique Dutra - GPRLOG

PRICING = Contribuição de Compras na rentabilidade da empresa


Nesse artigo, gostaria de compartilhar com comprador(a), um padrão de procedimento em COMPRAS muito importante. Constantemente nos artigos e materiais técnicos, encontramos essa palavrinha "pricing", e o que significa?! Muito citado em Marketing, mas com grande contribuição da área de Compras Supply Chain. Nosso treinamento e assessoria, entrega um procedimento padrão junto com "onepage report" ou relatório de uma página, que poderá impactar na rentabilidade do negócio e alavancar seus resultados e sua carreira.



PRICING = Precificação de Produtos e Serviços Conjunto de decisões e ações para definir os preços dos produtos e/ou serviços. Afeta diretamente a rentabilidade, a competitividade e o posicionamento no mercado das empresas.


Quando bem feita é capaz de equilibrar o preço mínimo (o preço abaixo do qual a empresa teria prejuízo) e o preço máximo (o preço pelo qual a empresa não teria demanda ou seja mais do que o cliente/consumidor está disposto a pagar).


Vejamos, você trabalha com várias carteiras e já deve saber como profissional experiente, que precisa controlar as variações nos preços. Utilizar um "dash" painel de controle, para verificar os impactos dos reajustes de preços de Matéria-prima, Insumos, Serviços e outros índices podem ajudar muito a manter e aumentar a rentabilidade de sua empresa. Tenha em mente que o custo do produto está ligado à Compras, cerca de 60% na indústria e 30% em serviços.


PRINCIPAIS VANTAGENS DA TÉCNICA DE PRICING 1. Considerar volatilidade do consumidor

2. Melhorar o posicionamento da marca/produto

3. Melhor precisão de avaliação do mercado e público-alvo

4. Melhora a escolha de fornecedores o que aumenta a qualidade e reduz custos

5. Possibilita aumentar potencial de conversão e a margem de lucro com a otimização da experiência de compra e da valorização do produto ou serviço.



Acima, destacam-se as etapas que podem ajudar na montagem de uma velha e boa "planilha", mas para tanto segue algumas DICAS:


  1. Marketing - Quem são os clientes e quais expectativas? Quanto estão dispostos a pagar? Pesquisas de mercado podem ajudar.

  2. Supply Chain - Qual o custo do produto ou serviço de cada unidade (onepage report modelo gprlog planilha)? Considerar MP, insumos, fretes e indexadores correspondentes.

  3. Marketing - Identifique Oportunidades e Ameaças para o seu negócio e adapte o seu preço de acordo com a demanda e a oferta através de análise das propostas dos concorrentes.

  4. Marketing - Após análise do Mercador e Concorrência defina: Qual o preço inicial do produto ou serviço e Markup (margem de lucro desejada sobre o custo)


ESTRATÉGIAS DE PRICING

Preços por pacotes = venda com preços baixos se comparados com pequenas quantidades

Premium = cobrança de um preço alto para sugerir exclusividade

Freemium = oferece uma versão gratuita com recursos limitados

Penetração = preço baixo para atrair clientes e ganhar participação de mercado

Skimming = preço alto no lançamento para aproveitar a demanda inicial e recuperar o investimento reduzindo gradualmente para atrair novos segmentos de clientes e acompanhar a concorrência

Psicologia = preços quebrados (R$ 9,99, R$ 19,90, R$ 100)


O QUE FAZ UM ANALISTA DE PRICING EM COMPRAS?

Responsável por planejar, executar e monitorar as estratégias de precificação dos produtos ou serviços da empresa.


  1. Analisar os custos e margens

  2. Pesquisar o mercado e a concorrência

  3. Definir o preço dos produtos e serviços

  4. Monitorar o desempenho e a rentabilidade dos preços

  5. Sugerir ajustes ou mudanças nos preços conforme as necessidades do negócio

  6. Pesquisar e aplicar as melhores práticas e tendências de precificação do mercado

  7. Elaborar relatórios e apresentações sobre as estratégicas e os resultados da precificação



SOLUÇÃO: IT - Instrução de Trabalho traz muitos benefícios e resultados fantásticos, como base para avaliação estratégica de Marketing X Supply Chain savings ou melhorias de performance em sua cadeia de abastecimento. Utiliza práticas simples e fáceis de replicar em seu ambiente, para isso você precisa entender, quais são os materiais e serviços que a empresa compra. Bom, vamos lá!



Ficou interessado sobre como podemos montar esse processo em sua empresa? Entre em contato, acesse e saiba mais.


Abs.

Henrique Dutra



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page