
Olá pessoal, firme?
Nosso trabalho na GPRLOG é aderir tecnologia aos negócios! É implementar ferramentas que alavanquem resultados acima da expectativa. Por isso, compartilho com vocês as VANTAGENS x DESVANTAGENS de uma solução E-PROCUREMENT, mas primeiro precisamos revisar o conceito dessa mudança nas empresas.
O ano de 2020 foi desafiador para muitas empresas, e uma grande questão foi amplamente debatida nos times de gestão: Como aumentar a rentabilidade nesse e nos próximos anos com a necessidade de reduzir pessoas devido à retração da demanda?
Aqui trago a tecnologia E-PROCUREMENT, e como solucionar problemas recorrentes que aumentam custos logísticos, e reduzem níveis de serviço tornando as empresas pouco competitivas.
Assista o rápido vídeo abaixo, e retorne ao texto, você vai entender onde quero chegar:
Nas minhas apresentações aos gestores sempre comparo a área de Suprimentos, como o cérebro da Logística. A fundamental importância da área de Compras, tornou-se mais relevante nesse ano com muitos desafios aos profissionais, quando aos requisitos da qualidade esses tornaram-se mais específicos, e o poder de compra do brasileiro reduziu-se devido a crise da pandemia.
O que antes era burocrático e demorado, hoje é simples, rápido e organizado. E toda essa melhoria deve-se às soluções de E-PROCUREMENT. Vamos analisar abaixo, como podemos apresentar aos Board (diretores e gerentes), as grandes mudanças de paradigmas provocadas por essa tecnologia?
E-PROCUREMENT = Automação de todas as etapas necessárias para realizar as compras e gestão de materiais e serviços no B2B (negócios entre empresas).
VANTAGENS
Redução de custos com a rápida análise das cotações informadas pelo fornecedor na plataforma online.
Redução do lead time comparando fornecedores que antes não participavam das cotações.
Gestor com Analitics Dashbord (painel de controle) das compras. SLA's (Service Level Agreement) indicadores de medição do fornecedor em tempo real além da consulta automática .
Envio automático de requisições, cotações, pedidos de compras, entre outras funcionalidades.
Registro da troca de mensagens da negociação mais Compliance e Governança (transparência nas negociações).
DESVANTAGENS
Área de compras manual é pouco ágil e estratégica.
Pouca padronização aumentando o tempo do processo de compras.
Muitas pessoas para realizar o processo de compras.
A mudança parte dos gestores de compras, e como líderes podem direcionar por competências os integrantes do time de compras a realizar tarefas de E-SOURCING (desenvolvimento de novos fornecedores), que são mais relevantes para a sustentabilidade da empresa.
As compras de materiais/serviços "Tail" no gráfico abaixo ou através da MPEM - Matriz de Posicionamento Estratégico de Materiais (Peter Kraljic, 1983) definidos como Competitivos e Não-Risco, devem ter pouca interação com compradores. Já Estratégicos e de Risco para o negócio devem receber 80% do tempo e dedicação dos compradores.

A grande AÇÃO do planejamento de compras junto com tecnologia é possível sim, e elevar os níveis de serviço da cadeia de abastecimento com redução de custos é uma realidade para várias empresas.
Nós da GPRLOG fazemos o projeto junto com as empresas de tecnologia para revolucionar a gestão de Suprimentos. Simplesmente "Ctrl C + Ctrl V" não funciona é preciso mapear o processo de compras e planejar a implantação.
FAÇA UM PROJETO "CA$HBACK" CONOSCO! "Recebemos uma parte do lucro de nossas ações."
FAÇA UM PROJETO "CA$HBACK" CONOSCO! "Pago com o lucro de nossas ações."
Henrique Dutra

(51) 99665-2701
Comentarios